Concurso de presépios ecológicos
O presépio é a maior representação artística do Natal. Tudo começou, precisamente há 800 anos, no Natal de 1223, por obra de S. Francisco de Assis. Francisco admirava o amor que Deus devotava à Humanidade patente no seu nascimento pobre numa manjedoura.
Em Portugal os presépios tornaram-se um símbolo e passaram a ser incluídos em quase todos os lares. Os barristas Machado de Castro e António Ferreira são citados como os maiores escultores de presépios.
No Agrupamento de Aver-O-Mar o presépio é já uma tradição, tendo este ano superado as expectativas com mais de 100 presépios a concurso. Os presépios tinham que ser efetuados com materiais recicláveis e/ou da natureza e não ter mais do que 20 cm de comprimento. Os alunos empenharam-se e elaboraram presépios em família, revelando imaginação, criatividade e estética, bem como preocupação ambiental e reciclagem.
Os presépios foram dados a conhecer às escolas da Arquidiocese de Braga, através do padlet partilhado "Em Nós há Natal".
Três presépios efetuados num suporte em lata, foram já levantados pelo Serviço de EMRC de Braga, e irão fazer parte de uma exposição organizada pela Arquidiocese, denominada "Talentos de Natal", sendo depois doados a instituições de solidariedade social de várias freguesias do conselho.
Parabéns a todos os alunos envolvidos e suas famílias!
Feliz Natal!
1º lugar – Presépio nº 15 – Inês Ferreira, 8º E
2º lugar – Presépio nº 50 – Laura Costa, 5º E
3º lugar - Presépio nº 68 – David Alves, 6º E
3º lugar - Presépio nº 59
Leandro Figueiredo, 9º A
Presépio nº 45 – Camila Frasco, 8º E
Presépio nº 31 – Matilde Sobral, 6º D
Presépio nº 69 – Luna Correia, 6º E
Presépio nº 27 – João Machado, 6º E
Exposição geral