Lembrar Para Jamais Esquecer...
A 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Esta data pretende prestar homenagem à memória das vítimas do Holocausto e relembrar a necessidade de combater o antissemitismo, o racismo e quaisquer outras formas de intolerância que existam.
O genocídio de milhares de pessoas, é fundamental que não seja esquecido e é imperativo não deixar que volte a acontecer!
É cada vez mais importante promover o respeito pelo outro, numa sociedade que se pretende inclusiva, igualitária, justa e democrática. Todos temos de empenhar-nos em garantir que os horrores do Holocausto e a memória daqueles que tanto sofreram sejam sempre lembrados, contados e ensinados às futuras gerações.
Assim, os alunos das turmas do 9º ano, nomeadamente as turmas C, D e E realizaram, na disciplina de História, trabalhos alusivos ao tema.
Auschwitz
"Isto é o Inferno. Hoje, nos nossos dias, o Inferno deve ser assim, um local grande e vazio, e nós, cansados de estar de pé, com uma torneira a pingar água que não se pode beber, esperamos algo sem dúvida terrível e nada acontece e continua a não acontecer nada. Como pensar? Já não se pode pensar, é como estar já morto. Alguns sentam-se no chão. O tempo passa gota após gota."
Primo Levi
Se isto é um Homem
"Vós que viveis tranquilos
Nas vossas casas aquecidas,
Vós que encontrais regressando à noite
Comida quente e rostos amigos:
Considerai se isto é um homem
Quem trabalha na lama
Quem não conhece Paz
Quem luta por meio pão
Quem morre por um sim ou por um não
Considerai se isto é uma mulher,
Sem cabelos e sem nome
Sem mais força para recordar
Vazios os olhos e frio o regaço
Como uma rã no Inverno. (...)"
Fotogaleria
Leis de Nuremberga
Leis antissemitas adotadas pela Alemanha nazi em 15 de Setembro de 1935.
Tendo como base a origem dos quatro avós de um indivíduo, estabelecia-se se este era alemão (os quatro avós alemães), judeu (os quatro avós judeus) e mestiço se descendia de um ou dois judeus. Baseados nesta distinção, os nazis determinaram leis de segregação racial, que proibiam o casamento, coabitação e relações sexuais entre judeus e alemães, além de estabelecer uma divisão social que relegava os judeus a cidadãos de segunda categoria.
"E todo o dia e toda a noite todos os dias todas as noites fumegam as chaminés, alimentadas com este combustível de todas as partes da Europa."
Charlotte Delbo
" Ouvi como o rabino de Varsóvia foi assassinado no Yom Kippur. Mandaram-no varrer a rua. Depois mandaram-no recolher o lixo no gorro de pele que trazia; quando se baixou, cravaram-lhe por três vezes uma baioneta nas costas. Continuou a trabalhar e morreu a trabalhar."
Emmanuel Ringelblum